domingo, 8 de agosto de 2010

VALE DE XIAN - China


 
- Terá desejado o imperador Qin Shi Huang ultrapassar os faraós egipcios?

- Para que quis ele levar consigo para o túmulo um exército simulado?


Qin começou a construir o seu mausoleu mal chegou ao poder, com treze anos.

O seu lendário mausoleu encontra-se sepultado  sob o Vale de Xian, por baixo de um monte piramidal de mais de 60 metros de altura.

Este enorme túmulo está situado exactamente no olho do dragão formado pelas colinas próximas de Lishan.

O imperador acreditava que o seu exérercito ganharia vida depois da morte.

Dentro  e da maneira como estão expostos os soldados em terracota, cada soldado ocupa o lugar que teria numa eventual batalha e está ornamentado com o traje correspondente ao seu estatuto.

Xi'an teve uma importância muito grande na história da China, tornou-se um centro cultural e industrial no século XI a.C com a fundação da Dinastia Zhou. A capital da Dinastia foi estabelecida em Fēng e Hào, ambas localizadas um pouco a oeste da actual Xi'an.

Após o período dos Estados Combatentes, a China foi unificada na Dinastia Qin ( 221-206 a.C) pela primeira vez, com a capital localizada em Xianyang, um pouco a noroeste da actual Xi'an. O primeiro imperador da China unificada, Qin Shi Huang, ordenou a construção do exército de Terracota e do seu mausoléu ao Oeste de Xi'an pouco antes de sua morte.

Em 202 a.C, o imperador Liu Bang da dinastia Han estabeleceu a sua capital do Estado em Chang'an, seu primeiro palácio "Palácio de Changle, (perpétua felicidade) foi construido nas margens do rio das ruínas da capital da dinastia Qin.

Esta é tradicionalmente aceite como a data de fundação de Chang'an ou Xi'an. Dois anos depois, Liu Bang construiu o palácio de Weiyang ao norte da actual Xi'an.

O muro original da cidade de Xi'an começou a ser construído em 194 a.C e demorou 4 anos para ser concluído. Após o seu término o muro media 25,7 km de comprimento e tinha entre 12 e 16m de altura até a base, cercando uma área de 36km².

Após centenas de anos de guerra, a Dinastia Sui reunificou a China novamente em 582. O imperador Sui ordenou que a nova capital fosse construida a sudeste da Capital Han, chamada DaXing.

A nova capital era composta de três seções: O Palácio de Xi'an, a Cidade Imperial e a secção para o povo, com uma área total de 84km² cercada pelos muros.

Nesta época, esta era a maior cidade do mundo. A cidade foi renomeada Chang'an durante a Dinastia Tang. No meio do século VII, após o retorno da sua viagem á Índia, o monge budista Xuan Zang estabeleceu em Chang'an um centro de tradução das escrituras do Sânscrito.

Hélder M. Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário