- Será um só caminho ?
O caminho de Santiago é percorrido todos os anos por milhares de peregrinos que ali se deslocam a pé.
Santiago, o Maior, era um dos três discipulos amados e mais intimos de Jesus.
Ele esteve presente em momentos que só os três presenciaram como: ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração de Jesus no monte Tabor; a Agonia de Jesus no horto de Getsémani.
Santiago foi o primeiro martir cristão depois da morte de Jesus no ano 30, tendo sido decapitado por ordem de Agripa I.
Depois de morto o corpo de Santiago foi transportado pelos seus discipulos Atanásio e Teodoro para Espanha local da sua pregação.
Este Santuário cresceu muito desde a aparição do seu corpo no século X e, a Igreja confirmou em 1879 que o corpo pertencia ao Apóstolo.
Existem sete caminhos, que são: Caminho Françês; Caminho do Norte; Caminho Inglês; Caminho Português; Caminho do Sudoeste; Caminho de Finisterra-Muxia e por último o Caminho Maritimo.
O dia de Santiago é celebrado a 25 de Julho e, sempre que ste dia calha ao domingo é decretado Ano Santo ou Compostelano e, ao qual os peregrinos que fizerem o percurso poderão obter graças especiais e obter a indulgência plenária desde que cumpram as seguintes condições:
1ª Visitar no Ano Santo a Catedral de Compostela, onde se encontra o túmulo de Santiago, o Maior.
2º Rezar alguma oração: pelo menos o credo, o Pai Nosso e uma prece pelo Papa. Recomenda-se assistir á eucaristia que se realiza todos os dias ás 12 horas locais.
3º Receber os sacramentos da Penitência e da Eucaristia, dentro do período compreendido entre os quinze dias antes e depois à visita a Compostela.
Hélder M. Gonçalves
.
Sem comentários:
Enviar um comentário